Formação Workshops Actividades Escolares  

Jogo da Gloria

Este projecto pretende dar a conhecer a identidade portuguesa e/ou portuense através da sua cultura das mais diferenciadas formas (arquitectónica, paisagística, literária, musical, gastronómica,…), faz-se uma Visita guiada ao Centro histórico. Cada aluno escolhe um monumento para desenhar; esse desenho é incluido no Jogo da Glória Gigante e quando fazemos o Jogo fazemos perguntas sobre a matéria dada sempre que o peão calha num monumento.

Banda desenhada

Criação de bandas desenhadas a partir da apreensão de conhecimentos sobre o Porto, transmitidos através da mostra de power point nos quadros interactivos das salas de aula e visitas guiadas aos locais de maior interesse da cidade. Elaboração de uma história em banda desenhada, utilizando uma linguagem mista e apelando à imaginação. Valorização do património e cultura portuense. A história pode ser aplicada a outros contextos.

Dicionário Gigante

A Ar Evento tem desenvolvido desde o ano lectivo 2001/2002 o projecto Dicionário Macro Micro Dico em diversas escolas do Porto, com a colaboração da Divisão de Educação da Câmara Municipal do Porto.

O dicionário é ilustrado e em tamanho gigante (A2)respectiva ilustração visual do objecto. O tema tem sido a Cidade do Porto mas pode ser aplicado a qualquer situação.

Mapa de Portugal

Construção de um mapa de Portugal com 3 metros de comprimento, onde são representados cerca de 25 monumentos do país. A dimensão do mapa possibilita à criança personificar o viajante imaginário, trabalhando em simultâneo noções de orientação espacial e de valorização do património.É dada uma parte teórica (powerpoint), depois os alunos fazem um desenho/pintura duma cidade à escolha e no jogo fazemos perguntas sobre a matéria dada. 

Papagaios com Alma

O papagaio tradicional tem sido, ao longo de gerações, um brinquedo com significados singulares, sentido muitas vezes como a projecção de sonhos e anseios, de crianças e adultos. As crianças recebem matérias-primas para construir um papagaio, tendo em consideração a reciclagem de materiais (sacos de lixo, cartões, papel de jornal, telas de vela, etc.).

 

Herbário

Manual criado com espécies naturais que engloba a observação do meio envolvente e conhecimentos nas áreas da língua portuguesa botânica e expressão plástica. Valorização do património botânico e da Natureza. 

Cartas para Macau
Laboratorio Aberto
Encontro com Artistas

"CORRESPONDÊNCIA DE PÔR OS OLHOS EM BICO"

Intercâmbio com uma escola de Macau através de troca de correspondência entre alunos. (parceria com a escola portuguesa de Macau). 

 

 

Criação e ilustração de histórias a partir de experiências científicas de microbiologia. Registo ilustrado num “diário de bordo” das experiências científicas realizadas no laboratório aberto. (parceria com o IPATIMUP) 

 

Exploração das obras da escritora Luísa Dacosta e do pintor Júlio Resende, culminando com um momento e encontro/partilha com os artistas.

 

A Ar Evento desenvolve vários projectos nas áreas da educação/pedagogia, arte e cultura, cidadania, ambiente, exemplo as actividades do projecto Porto de Crianças.